tag:blogger.com,1999:blog-30660493006737470722024-03-08T16:03:12.867-08:00Danças Tradicionais PortuguesasAndréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-14032344647322749682010-06-05T12:44:00.006-07:002010-06-05T12:49:37.997-07:00Algarve<p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Embora o <i>Corridinho, os Bailes Mandados e </i>os <i>Bailes de Roda</i> sejam as mais características e praticadas danças algarvias, existem no Algarve muitas outras danças locais ou popularizadas (mas a que o algarvio imprimiu o forte cunho do seu temperamento) ainda hoje em uso: o <i>Balso Marcado ou Balso Rasteiro </i>(que é uma valsa amazurcada), o <i>Regadinho </i>(em forma de quadrilha)<i>, o Balso Pulado </i>(que é uma polca)<i>, a Contradança, o Bailarico. </i><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><i><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Na </span></i><span style="font-family: "Arial","sans-serif"">categoria de «<i>bailes de roda</i>» há inúmeras danças, tais como a famosa <i>Tia Anica de Loulé, </i>a<i> Amendoeira, </i>a<i> Libra, </i>o<i> Papelinho</i> e tantas mais. Do <i>«corridinho» </i>(que na sua estrutura é um «fado corrido» que no século passado, no seu aspecto de dança, tomou o ritmo de polca amazurcada) existem ainda, no interior da província, alguns espécimes bastante antigos.<o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-51063788549100734652010-06-05T12:44:00.005-07:002010-06-05T12:49:38.000-07:00Baixo Alentejo<p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><i><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Balhos de Cadeia e Balhos de Roda </span></i><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">são as principais modalidades coreográficas desta província, algo pobre de danças e tão rica de música coral. Apesar disso ainda nela deparamos com algumas outras danças de sabor e prática locais: o <i>Marcadinho, </i>o<i> Puladinho, </i>o<i> Tope, </i>a<i> Redondinha, </i>o<i> Chegadinho </i>e as <i>Seguidilhas </i>(dança raiana espanhola popularizada em Barrancos). <b style="mso-bidi-font-weight:normal"><o:p></o:p></b></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif""><span style="mso-spacerun:yes"> </span>Há muito que desapareceram algumas «danças religiosas» que outrora se dançaram no Baixo Alentejo onde, contudo, ainda as pessoas mais idosas recordam o <i>Maquinéu, </i>os<i> Pinhões, </i>o<i> Fandango, </i>os <i>Escalhavardos, </i>o<i> Sarilho, </i>o <i>Fogo del Fuzil </i>― danças outrora bailadas na margem esquerda do Guadiana e hoje caídas em desuso ― e as de meia-idade são capazes ainda de bailar o <i>Seu Pézinho</i> e as<i> Danças de Amor </i>(bailes de roda, ao meio e aos pares).<o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-42505882780911098782010-06-05T12:44:00.003-07:002010-06-05T12:49:38.006-07:00Alto Alentejo<p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Talvez a mais pobre e menos original região coreográfica do país mas musicalmente uma das mais ricas, o Alto Alentejo tem, no distrito de Portalegre, uma das mais belas e características danças populares portuguesas: as <i>Saias. </i><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">A par destas, no Alto Alentejo ainda se dança: o <i>Salto em Bico, os Bailhos Campaniços</i>, os vários <i>Balhos de Roda, o Puladinho, os Balhos de Cadeia, o Fandango </i>e até o<i> Vira. </i>Quase caiu em desuso a <i>Dança do Mastro, </i>mas ainda persiste em algumas zonas<i>.</i> <o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-60694222104699089002010-06-05T12:44:00.001-07:002010-06-05T12:49:38.015-07:00Ribatejo<p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><i><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Fandangos, Bailes de Roda e Viras </span></i><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">(de várias modalidades) são, com danças ao ritmo de valsa, de polca e de mazurca, o aspecto coreográfico mais característico do Ribatejo onde também ainda se baila: a <i>Farrapeira, </i>o<i> Enleio («moda nova» </i>à maneira das saias<i>), </i>a<i> Chotiça com Marcador, </i>a<i> Moda dos Dois Passos, </i>o<i> Verde Gaio, </i>o<i> Corridinho, </i>o <i>Fadinho </i>(um fado corrido)<i>, etc., </i>danças a que o ribatejano imprime um forte cunho pessoal, evidente no acelerado ritmo, no acelerado rodopiar dos pares e nos característicos passos de «sapateado» e «escovinha». <b style="mso-bidi-font-weight: normal"><o:p></o:p></b></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif""><span style="mso-spacerun:yes"> </span>Com forte influência da Lisboa burguesa e fidalga do século XIX, as danças ribatejanas recorrem muito aos ritmos das danças estrangeiras de salão outrora em voga: a <i>Salteada </i>é uma valsa de ritmo acelerado, a<i> Moda de Roda </i>é uma polca e a <i>Moda dos Dois Passos</i> é uma mazurca.<b style="mso-bidi-font-weight:normal"><o:p></o:p></b></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-314266669556122002010-06-05T12:43:00.005-07:002010-06-05T12:49:38.018-07:00Estremadura<p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Apesar de na Estremadura se situar Lisboa, a capital, que, de certo modo, influencia toda esta província, ainda a sua música e as suas danças apresentam aspectos muito arcaicos e declaradamente rurais, a par de, em determinadas áreas, serem evidentes as influências quer da Beira Litoral quer do Ribatejo.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif""><span style="mso-spacerun:yes"> </span>As principais danças são: a <i>Ramaldeira, a Ramadeira, o Enleio, a Carreirinha, o Chicote, </i>os <i>Reinadios, </i>alguns <i>Viras </i>(da Beira Litoral)<i>, </i>algumas<i> Saias </i>(do Alto Alentejo), o <i>Verde-Gaio, </i>a<i> Ciranda, </i>a<i> chotiça, </i>o<i> Passo-a-Quatro, </i>a<i> Machadinha, </i>o<i> Fandango </i>e o <i>Bailarico</i> que, embora bailado em toda a Estremadura, tem a sua melhor expressão na região saloia.<o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-65897814975922401152010-06-05T12:43:00.003-07:002010-06-05T12:49:38.022-07:00Beira Baixa<p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">«Modas de romaria» ou «danças de romaria» são as principais danças da Beira Baixa. Com vários nomes mas com o mesmo ritmo musical e pouca diferença coreográfica entre si, as «modas de romaria» diferem umas das outras sobretudo nas suas melodias.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif""><span style="mso-spacerun:yes"> </span>Entre outras danças destacam-se: o <i>Tareio e a Moda do Indo Eu,</i> esta sempre com o seu aspecto de brincadeira ou jogo coreográfico. Em escalhão baila-se uma <i>Gota</i>, de<i> </i>leve sabor espanholado, que parece ser uma dança raiana popularizada na Beira Baixa. Nesta província, de belíssimo e muito antigo folclore musical na sua expressão vocal, encontramos ainda algumas danças arcaicas que possivelmente serão reminiscências de danças rituais, religiosas ou guerreiras: a <i>Mourisca, a Dança da Tranca </i>(de Silvares, que é um fandango)<i>, a Dança das Trancas </i>(de Verdelhos, possível reminiscência de uma dança de trabalho), a <i>Dança da Genébres</i> (Lousa)<i>.</i> <o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-49578698072872147142010-06-05T12:43:00.001-07:002010-06-05T12:49:38.025-07:00Beira Litoral<p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Pela sua extensão e diversidade de modos de vida das suas populações (as quais apresentam várias mas diferentes características: serranas, piscatórias, influência burguesa de Coimbra, pastoris, simultaneamente rurais e marítimas) a Beira Litoral é, do ponto de vista coreográfico, uma província muito complexa e variada recebendo as suas danças influências de áreas e regiões etnográficas das províncias e concelhos limítrofes. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Principais danças: a <i>Farrapeirinha, </i>a<i> Farrapeira, </i>o<i> Regadinho, </i>a<i> Ramaldeira, </i>a<i> Ribaldeira, </i>a<i> Tirana, </i>o <i>Estalado, </i>o<i> Lambão, </i>o<i> Real das Canas, </i>o<i> Vira Valseado </i>(Moldes, Arouca), o <i>Vira de Cruz </i>(Moldes-Arouca)<i>, </i>a<i> Cana Verde de Oito </i>(Moldes -Arouca)<i>, </i>o<i> Malhão, </i>a<i> Tirana, </i>a <i>Ciranda, </i>a<i> Carrasquinha, </i>a<i> Cana Verde, </i>a<i> Moda Nova, </i>o<i> Senhor de Pedra, </i>o<i> Verde-Gaio, </i>o<i> Vira </i>(em várias modalidades: <i>Vira Flor, Vira Travado, Vira de Treme, Vira Roubado, Vira de Roda, Vira Pulado, Vira Serrado, Vira Valseado, Vira Vareiro (com</i> «marcador»)<i>.</i> <o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-21705823634906436492010-06-05T12:42:00.000-07:002010-06-05T12:49:38.029-07:00Beira Alta<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:6.0pt;text-indent:1.0cm;line-height: 150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">A maior parte das danças da Beira Alta são danças de roda, quer aos pares, quer de mão dada. Alfuns exemplos são: a <i>Carqueijinha, o Cravo Roxo, </i>a<i> Carolina, </i>a<i> Pastorinha, </i>o “<i>Ó Redondo”, </i>o<i> “Ó Redondinha”, </i>a<i> Lavadeira, </i>a<i> Laranja da China, </i>o<i> Bate as Palmas, </i>a<i> Dobadoira, </i>o<i> Mulato da China, </i>o<i> Ai quem me Acode, </i>etc.<i> </i><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom:6.0pt;text-indent:1.0cm;line-height: 150%"><i><span style="font-family:"Arial","sans-serif""><span style="mso-spacerun:yes"> </span></span></i><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">Na região encontram-se ainda danças com complicada coreografia: a <i>Farrapeira </i>(que é uma chula), a <i>Retaxeira, </i>o<i> Tareio, </i>a<i> Moda do Indo Eu </i>(que é uma brincadeira ou jogo bailado) e a tão teatral <i>O Frade Capucho.</i> <o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-84782502931069139972010-06-05T12:41:00.002-07:002010-06-05T12:49:38.033-07:00Douro Litoral<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:6.0pt;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif""><span style="mso-spacerun:yes"> </span>No Douro são <i>Viras e Malhões (de várias modalidades), a Chula Rabela </i>(Barqueiros), <i>o Regadinho, a Cana-Verde, o Vira da Régua (que é uma chula), a Serra </i>(nas terras da Maia), a <i>Rolinha (Póvoa de Varzim), a Cana-Verde Ricoqueira</i> (Santo Tirso)<i>, a Chula Duriense, a Cana Verde Picada, o Perim (Santo Tirso), </i>o <i>Malhão Traçado </i>(S. Martinho do Campo), o <i>Piroló, </i>a<i> Vareira Chula </i>(Paredes<i> </i>do Douro), a <i>Chula de Pias </i>(Concelho de Cinfães)<i>, a Chula Virada e a Tirana do Corvo.</i> <o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-87021348976551613442010-06-05T12:41:00.001-07:002010-06-05T12:49:38.036-07:00Trás-os-Montes<p class="MsoNormal" style="margin-bottom:6.0pt;text-indent:1.0cm;line-height: 150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">As mais características e populares danças de Trás-os-Montes são danças de roda que o povo local designa por «modas»: a <i>Murinheira</i>, as <i>Ligas Verdes</i>, o <i>Fulion </i>e o <i>Li-la-ré</i>; o <i>Passeado </i>e a <i>Carvalhesa</i>; o <i>Habas Berdes </i>(dança muito antiga que termina com uma costelada recíproca entre os dancarinos. Esta dança, também se baila em terras raianas de Espanha); o <i>Galandum </i>e o <i>Pingacho </i>que parece serem reminiscentes, danças religiosas ou rituais; a <i>Dança dos Paulitos</i>, <i>dos Paus ou dos Pauliteiros </i>(da região de Miranda do Douro: Duas Igrejas, Cércio) e que, certamente, é uma reminiscência de qualquer dança religiosa ou guerreira); a <i>Dança do Rei da Guiné </i>(que é uma mourisca).<o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3066049300673747072.post-25930965931168503842010-06-05T12:38:00.000-07:002010-06-05T12:49:38.042-07:00Minho<p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif"">A dança padrão do Alto Minho é o «Vira» que apresenta várias modalidades: <i>Gota</i>, <i>Vira Minhoto</i>, <i>Chula Minhota </i>(Vira do Norte), <i>Fandango Serrado</i>, <i>Serrinha,</i> <i>Vira Velho</i>, <i>Vira de S</i>. <i>Martinho da Gandra</i>, <i>Picadinho </i>(com analogias com o Fandango do Ribatejo), <i>Vira de Santa Marta de Portuzelo</i>, <i>Rosinha de Afife</i>, <i>Rosinha da Serra de Arga </i>e<i> Salto do Soajo</i>. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif""><span style="mso-spacerun:yes"> </span>A dança padrão do Baixo Minho é o «Malhão» e seus derivados: <i>Malhão de Roubar, Malhão Cruzado, Malhão do Souto,</i> <i>Vareira, Lima, Sapatinho, Malhão de Barcelos</i> e <i>Valentim. </i>Outras danças:<i> Regadinho </i>(Braga), <i>Vira Velho de Vila Verde, Vareira de Barcelos, Vira Afandangado </i>e<i> Chula.</i> <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent:1.0cm;line-height:150%"><span style="font-family:"Arial","sans-serif""><span style="mso-spacerun:yes"> </span>O minhoto, dado o alto grau de emigração típico da região, baila danças que não são de origem minhota e às quais imprime sabores do «vira», do «malhão» e até da «chula minhota» como por exemplo: o <i>Pretinho</i>, o <i>Regadinho</i>, o <i>Verde-Gaio</i>, o <i>Pai Ladrão</i>, a <i>Tirana</i>, o <i>Velho</i>, a <i>Saia Travadinha</i>, o <i>Baile da Carrasqueira </i>(dança em cadeia), o <i>Manuel </i>(dança-aos-pares, de Braga e dos arredores do Porto), o “<i>Se Quisera Amores” </i>(dança em cadeia), a <i>Ciranda </i>(dança em pares), o “<i>Escolher Noivo”</i> e o <i>Fandango </i>nortenho.<o:p></o:p></span></p>Andréhttp://www.blogger.com/profile/07106404939129621866noreply@blogger.com